5 dicas para sua marca se destacar nas redes sociais

Com uma grande capacidade de ampliar a visibilidade das marcas, a internet coloca empresas em evidência e faz com que milhares de pessoas interajam com elas, diariamente, por meio de diversos canais de comunicação. Os leads gerados a partir dessa divulgação massiva nem sempre são aproveitados em sua totalidade, em razão da dificuldade de atraí-los e convertê-los em clientes.

Mas as redes sociais para empresas têm desempenhado um papel muito importante nesse processo, aproximando marca e público para uma atuação conjunta, mais emocional e focada na experiência do consumidor — e não apenas na venda pela venda.

Neste post, listaremos 5 dicas para que você interaja com a sua audiência nas redes sociais e conquiste essa proximidade, para alavancar as suas conversões e obter resultados surpreendentes. Confira a seguir:

Conheça o perfil do seu cliente

Para entender como funciona a cabeça do seu cliente, quais são suas preferências, desejos, necessidades e problemas, você precisa saber exatamente quem ele é. Qual é a sua idade, onde trabalha, onde mora, o que faz e como se comporta nas redes sociais.

Descobrir tantas coisas dá um certo trabalho, mas é justamente através do monitoramento das redes sociais que você terá a maior parte desses insights. Portanto, elas são fundamentais para a sua empresa.

Além das redes sociais, fique atento ao tráfego do seu site e às métricas ligadas a ele, pois informações importantes também são obtidas por meio dele, como, por exemplo, páginas mais visitadas, produtos mais desejados, onde cada visitante gasta mais tempo navegando, entre outras.

Esteja onde a sua audiência está

Já pensou em um time de futebol jogando em um estádio e a torcida em outro? Escolher as melhores redes sociais para a empresa significa saber onde o seu público está e também estar presente lá.

As redes sociais mais importantes, como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Pinterest são praticamente obrigatórias para você, mas existem várias outras, que podem fazer a diferença em sua estratégia de interação com o público — as chamadas redes sociais de nicho, onde você pode atingir um público muito mais qualificado.

Estimule o diálogo com conteúdos de qualidade

É tentador promover seus produtos e serviços nas redes sociais. Mas essa estratégia não é bem-vista pelos usuários e pode comprometer a sua imagem. O melhor a se fazer é criar conteúdo de valor, útil, que ajude o seu público a solucionar algum problema ou necessidade, estimulando sua interação com esses conteúdos, por meio de calls to action.

Ao despertar o interesse dos internautas para um tema, você estimula comentários, curtidas, compartilhamentos e, principalmente, direciona o tráfego para o seu site, aumentando as chances de conversão de uma forma natural e não invasiva.

Seja ativo nas redes sociais e interaja com sua audiência

Se você quer proximidade, diálogo e interação, precisa oferecer isso também. Ou seja, você precisa ser ativo nas redes sociais da empresa. Portanto, responda sempre que houver um questionamento; agradeça quando receber um elogio; assuma seus erros e peça desculpas. Seja humano!

Quando um internauta fala, ele quer ser ouvido. Por isso, deve haver alguém do outro lado, para respondê-lo — e não uma máquina. É importante humanizar sua atuação nas redes sociais, para ver o engajamento da sua audiência aumentar exponencialmente.

Integre suas estratégias

As redes sociais para empresas são excelentes, mas não devem ser usadas como o único meio de promover uma empresa. Para obter resultados cada vez melhores, é preciso desenvolver uma estratégia de marketing digital integrada, contemplando todas as plataformas em que a empresa está presente.

Insira botões de compartilhamento no seu site e blog; use as mesmas hashtags em diferentes redes sociais, criando uma identidade para a sua marca; integre Facebook, Instagram, Pinterest e outras redes sociais, para que os seus posts sejam publicados em mais de uma plataforma ao mesmo tempo e, por fim, mantenha-se sempre atualizado sobre o que mais pode ser feito para manter a sua estratégia de marketing digital coesa e focada na experiência do seu cliente.

Para que os seus leads se tornem clientes, eles precisam confiar em sua marca. E confiança só se conquista com a convivência, com a credibilidade que você demonstra a cada conteúdo compartilhado nas redes sociais. Sendo assim, não perca mais tempo e comece a construir sua autoridade! Em pouco tempo você vai perceber como mais e mais leads se tornarão clientes fiéis!

E você, conhece outras dicas para interagir com seus clientes nas redes sociais? Compartilhe conosco!

Sobre o autor

Criador de novos conceitos e da Novos Conceitos

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