Educação a distância: seu próximo negócio

A educação a distância (EAD) é uma modalidade ensino que tem como objetivo oferecer um processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente por intermédio de recursos tecnológicos.

Aqui, posso dizer que a educação a distância funciona a partir de uma integração virtual entre um aluno e um tutor EAD, separados por tempo e espaço, mas que conseguem se relacionar entre si de maneira eficiente.

Isso significa que na modalidade de educação a distância ambos os envolvidos no processo não estão no mesmo ambiente físico, mas mesmo assim se relacionam a partir de uma plataforma LMS para tal que, claro, proporciona esse tipo de contato e relacionamento.

É possível afirmar também, nesse sentido, que o crescimento da educação a distância se configurou de forma mais assertiva, direta e estruturada a partir do avanço tecnológico e de sua acessibilidade para as pessoas, principalmente a partir do advento e popularização da Internet de banda larga no Brasil.

Nesse contexto, é importante fazer uma associação entre a evolução tecnológica por mim aqui citada com a mudança nos padrões comportamentais e hábitos de consumo de pessoas dos mais variados perfis econômicos, demográficos e psicográficos.

As pessoas, nesse sentido, começaram a mudar a forma como se relacionam com outras pessoas entre si e isso foi considerado uma grande evolução, ou até mesmo uma grande revolução, nos mais diversos formatos de comunicação e processo de troca de informações diversas entre pessoas.

Somado a este fato, as pessoas começaram a ficar cada vez mais dinâmicas e, principalmente, interativas, onde tudo agora era fácil de ser encontrado e a distância entre as pessoas começou a se reduzir drasticamente a partir das redes sociais e aplicativos de mensagens de smartphones gratuitos..

O acesso as informações, por sua vez, ficou muito mais fácil com o advento da Internet e as pessoas começaram a buscar por si novos produtos, serviços, conteúdos variados e, além disso, até mesmo novas formas de conhecimento.

Isso fez com que cada vez mais as pessoas começassem a utilizar recursos digitais para consumirem novos conteúdos, se desenvolverem profissionalmente e adquirirem novas competências e habilidades das mais variadas possíveis e existentes.

Na realidade, as pessoas nesse momento começaram a ter acesso a tudo o que elas precisam e demandam na palma de suas mãos através de um smartphone, computador ou tablet, ambos com acesso à Internet.

Em paralelo a essa mudança de paradigma, onde inclusive pessoas comuns começam a produzir seus próprios conteúdos objetivando melhoria de performance e ensinamento a pessoas terceiras, ou até mesmo como oportunidade de negócio, a educação a distância cresce de forma cada vez mais acelerada, cada vez com mais recursos e funcionalidades específicas e relevantes para deixar o processo de aprendizagem cada vez mais intuitivo, completo e eficiente.

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Muito além de ser uma nova modalidade de ensino, a educação a distância, antes bastante criticada e até por algumas vezes banalizada, hoje tem um papel de extrema importância para a educação brasileira como um todo e já é considerado como o grande divisor de águas em termos de educação em todo o país.

A educação a distância trás uma possibilidade de aprendizagem jamais vista em outros tempos. O mundo é digital e conectado. Não vamos fechar os olhos para este fato. Vivemos uma nova era e a educação online faz parte disso.

Neste contexto, a educação a distância funciona hoje como um grande catalizador, idealizador e multiplicador de conhecimento, onde pessoas que não tem condições de acessar informações em ambientes físicos conseguem de maneira simples, rápida e dinâmica consumirem conteúdos cada vez mais personalizados e eficientes por intermédio da educação a distância a partir de uma plataforma e-learning.

Logo, podemos dizer que a educação a distância tem um papel fundamental para a educação como um todo em nosso país e em todos os outros que possuem fácil acesso à Internet banda larga para tal.

Dados do mercado EAD confirmam que o ensino online ganha cada vez mais espaço a partir da necessidade de atualização da população como um todo, seja por aspectos pessoais ou profissionais, que busca por facilidade de acesso aos materiais, interatividade e valores acessíveis.

Em outras palavras, podemos dizer que a educação a distância proporciona um novo paradigma no ensino regular. Isso não é mais um tendências, mas sim uma realidade que você beneficiando milhares de pessoas em todos os cantos de nosso país.

Novas possibilidades são descobertas a cada dia com a evolução das plataformas EAD em geral e cada vez mais novos formas de consumo de conteúdos diversos são disponibilizados, resultando em uma modalidade de ensino cada vez mais completa, eficiente e que engloba cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo.

Educação a distância como oportunidade de negócio

Frente às informações aqui citadas por mim sobre a forte tendência de crescimento da modalidade de educação a distância, somado ao fato de que as pessoas estão cada vez mais buscando novas formas de aprendizagem, bem melhoria de habilidades e competências pessoais e profissionais, estando também mais dinâmicas e interativas, posso afirmar com toda certeza que, hoje, iniciar um empreendimento de cursos online é uma das grandes oportunidades de negócio existentes.

Isso porque, como eu disse anteriormente, a demanda por cursos online dos mais variados segmentos estão crescendo de maneira assustadoramente rápida a partir do benefícios desta prática, bem como o avanço de soluções EAD existentes hoje no mercado de educação a distância.

Além disso, podemos dizer que iniciar um negócio de educação a distância, ou até mesmo incluir curso online no seu portfólio de produtos e serviços (até mesmo para que você construa sua autoridade no assunto que é o seu business), é uma excelente oportunidade visto que o investimento para tal é considerado baixo frente à outros investimentos existentes.

Logo, aqui você tem a oportunidade de entrar em um negócio onde a demanda cresce rapidamente, o investimento é relativamente baixo e, além disso, você poderá se valer de uma plataforma LMS que integra tudo o que você precisa em um só lugar, sem demandar, com isso, gastos externos com hospedagem, equipe de TI, entre outros.

Nesse sentido, é importante dizer que como a demanda por cursos na modalidade de educação a distância cresce muito, e a tendência é crescer ainda mais, muitas pessoas e instituições de ensino já estão começando a estruturar e planejar seus cursos online para aumentarem suas receitas com uma forma inovadora de negócio.

No entanto, mesmo com o aumento da oferta de cursos online, a demanda ainda é muito maior em todo o país e, por isso, ainda existem diversas oportunidades em diversos segmentos distintos que ainda não foram exploradas, configurando como uma excelente oportunidade de ingresso na educação a distância.

Para tal, é legal que você saiba como criar um curso online de forma eficiente para ter sucesso em sua jornada.

Logo, é essencial que você se planeje para tal, conheça o mercado EAD que você irá se inserir, seus concorrentes, seus alunos em potencial, estruture e planeje também sua produção de conteúdo, defina objetivos e pense também na questão de divulgação para vender cursos online.

De forma resumida, posso dizer que a modalidade de educação a distância é uma excelente oportunidade de negócio. Logo, comece seu planejamento de forma estruturada e assertiva que tenho certeza que você terá muito sucesso no seu projeto EAD. A demanda por cursos online vem crescendo bastante e a oferta não tem acompanhado esse forte tendência de crescimento acelerado. Com isso, a oportunidade hoje de desenvolvimento de um negócio de cursos online é real e deve ser levado em conta.

Fale conosco, pois tenho certeza que poderemos ajudar você!

Sobre o autor

Criador de novos conceitos e da Novos Conceitos

Comente

Inscreva-se e receba novidades

%d blogueiros gostam disto: