inbound marketing
4 min. para ler

 

No inbound marketing temos quatro palavrinhas que não podem sair da cabeça de quem quer resultados efetivos com essa metodologia: atrair, converter, fechar, encantar. Esse é o fluxo construído pela Hubspot, empresa americana pioneira nesta metodologia, para que possamos pensar, de maneira estruturada, em como aumentar a conversão de clientes com o marketing de atração.

Mas essas palavras escondem muitos outros conceitos e estratégias, entre eles o funil de vendas, chamado na Novos Conceitos de funil de resultados. É uma ferramenta que ajuda a compreender o momento em que se encontra a sua audiência e, com isso, a oferecer conteúdos que possam acelerar o processo de tomada de decisão, levando à conversão mais rapidamente. Ou seja, saber como funciona o funil de resultados do inbound marketing é o primeiro passo para tornar sua estratégia cada dia mais eficaz.

Por isso, não perca nem mais um minuto! Confira a seguir alguns conceitos que você precisa saber sobre o nosso funil de resultados:

O que é funil de resultados, afinal?

Basicamente, o funil de resultados é uma metáfora para ilustrar o caminho percorrido por um consumidor até ele se tornar cliente da sua empresa. Mas ele também serve para mostrar como se dá o seu ciclo de conversão, isto é, o período entre a atração de um lead e a sua conversão em negócio.

É uma forma de segmentar os estágios de compra do seu público, para entender como ele pensa e age durante o processo, facilitando o desenvolvimento de estratégias de inbound marketing mais assertivas, ou seja, personalizadas e assertivas.

As fases do funil de resultados

Aqui na Novos Conceitos utilizamos um modelo de funil de resultados que ajuda a entender com mais facilidade o que sua empresa deve fazer em cada uma das fases. Vamos conhecê-lo?

1. Criação

Esse é o momento de pensar no conteúdo que você vai compartilhar com a sua audiência. Quais são as principais dúvidas dos seus clientes? Quais problemas eles enfrentam com frequência? Que tipo de soluções buscam?

Crie conteúdos que respondam a essas e outras perguntas do seu público, sempre levando em consideração a relevância para quem está em busca das soluções que você oferece. Neste momento lançamos mão de toda a nossa expertise em criação conceitual e design (gráfico, social, digital, web e editorial).

2. Atração

Com um conteúdo de qualidade preparado para ser compartilhado, é preciso dar visibilidade para que as pessoas conheçam e comecem a se relacionar com a sua empresa. Utilize as redes sociais, SEO, links patrocinados e outras ferramentas de divulgação, para fazer com que o seu target chegue até o seu conteúdo com mais efetividade.

3. Conversão

Converter visitantes em leads é o primeiro passo para começar a se relacionar com quem realmente interessa. Lembre-se de ter sempre CTAs (Calls to action) atrativas, de investir em landing pages com design atrativo e formulários que captem apenas as informações necessárias para aumentar conversão de visitantes em leads.

Quanto mais leads você tiver para nutrir, maior será o seu fluxo de clientes no fundo do funil. Mas para tal, é essencial oferecer relevância e pertinência em contrapartida ao contato.

4. Nutrição

Lead convertido, é hora de nutri-lo com conteúdos ainda mais personalizados, respeitando sua jornada de compra até o momento. Quais materiais foram baixados? Quais páginas visitadas? Que tipo de necessidade cada lead demonstrou?

Mantenha um fluxo de nutrição constante e bem estruturado, sempre com o objetivo de levar o lead para o próximo passo, que é a efetivação de uma negociação comercial. Para tanto, invista em automação de marketing, integre-a com o seu CRM e fique atento a cada novo passo de seus leads.

5. Resultados

Seguindo o funil de resultados do inbound marketing com precisão, você terá no fundo do funil leads qualificados: prontos para a compra. Mas não fique preso somente às conversões! Monitore a efetividade de cada conteúdo e canal utilizado, para saber como é possível melhorar sua performance e aumentar o número de conversões ainda mais.

Funil de resultadosTer um entendimento aprofundado sobre o funil de resultados do inbound marketing ajuda no desenvolvimento de todo o seu fluxo de nutrição de leads, assim como na estratégia de marketing de conteúdo, que passa a ser focada nas necessidades da sua audiência. Portanto, faça um bom planejamento e coloque seu funil de resultados para trabalhar por você!

Ainda tem dúvidas com relação ao funil de resultados do inbound marketing? Deixe um comentário e compartilhe conosco!

Sobre o autor

Criador de novos conceitos e da Novos Conceitos
1 Response

Comente

Inscreva-se e receba novidades

%d blogueiros gostam disto: